- This event has passed.
Dança: “Distância sem fim” & “Ritual e Cerimónia”
2020-08-21 @ 6:30 pm - 7:00 pm
Durante o período de confinamento a Culturarte Mozambique busca novos formatos de pesquisa e criação e é neste contexto que vem desenvolvendo trabalhos a solo com criadores e colaboradores da companhia, apresentando no #FrancoEmCasa dois solos de dois criadores que cruzam gerações diferentes:
DISTÂNCIA SEM FIM de Domingos Bié (15′)
Trabalho em curso, este solo de Domingos Bié procura reflectir o momento que vivemos de distanciamento social numa viagem interna em busca de um encontro com o espírito a partir de uma nova forma de estar socialmente distante.
Bailarino, criador e coreógrafo formado na CulturArte através do 1º Estágio de Desenvolvimento Coreográfico, Estágio Avançado de Coreografia e Dramaturgia, e outros programas de aperfeiçoamento artístico desenvolvidos pela CulturArte, participou em várias criações da companhia sob direcção de Panaibra Gabriel Canda. Colaborou com diversos criadores nacionais e desenvolveu o seu primeiro solo intitulado “Politicamente Correcto” que foi distinguido com o 2º prémio do Programa de Dança Contemporânea organizado pela União Europeia.
//
RITUAL E CERIMÓNIA de Vasco Pedro Mirine (12′)
O quotidiano torma-se um ritual no encontro diário no estúdio de dança para praticar o movimento. A aula de dança torna-se assim uma cerimónia praticada em comunidade. A partir de vocabulários de práticas da tradição e modernidade, Vasco desenvolve um solo que reflecte sobre as práticas quotidianas das cerimónias.
Recém-graduado em dança com o nível de Bacharelato pela Escola de Dança Contemporânea PARTS – Performing Arts Research and Training Studios, na Bélgica, Vasco Mirine inicia a sua formação na CulturArte onde é bailarino, intérprete e criador desde 2014, tendo participado em várias criações da companhia sob direcção de Panaibra Gabriel Canda, assim com em vários programas de intercâmbio entre a CulturArte e a Universidade de Circo e Dança de Estocolmo (DOCH), na Suécia.